Nesta segunda-feira, 27, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) informou, que por intermédio de um pedido seu, a Justiça Estadual determinou que Hospital Regional de Gurupi (HRG) regularize as escalas de plantões de 24 horas de médicos ortopedistas e, com isso, garanta o funcionamento ininterrupto do setor de ortopedia da unidade de saúde.

Através do promotor de Justiça, Marcelo Nunes, o MPTO diz que desde dezembro de 2016 que o setor funciona de forma precária no HGR.  De acordo com o órgão ministerial, com escalas incompletas, o atendido pleno da saúde do cidadão é inviabilizado. “No curso do processo, o Governo do Estado não comprovou o preenchimento das escalas médicas, mesmo com as diversas manifestações da 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, para que os documentos comprobatórios da referida escala fossem remetidos ao Ministério Público.”, diz a publicação do MPTO.

 A decisão judicial do último dia 15, ainda determinou que a Diretoria do HRG divulgue amplamente à população sobre a regularização das escalas de plantões dos médicos ortopedistas. O descumprimento da decisão acarretará multa diária de R$ 10 mil, ao executivo estadual.