A Justiça deferiu pedido de liminar que obriga o Estado a atender sete pacientes à espera de leitos de UTI em Araguaína, no Norte do Estado. De forma urgente, o Estado deve bloquear pelo menos três leitos de UTI no Hospital Regional de Araguaína (HRA) e preencher com os pacientes que aguardam vaga, conforme grau de prioridade e classificação de risco.

Além disso, a unidade de saúde precisou informar urgentemente os nomes e autos das demais pessoas que precisam de leito e não foram atendidas nos três leitos para que o Judiciário possa tomar as medidas necessárias.

A Justiça determinou que o Hospital Dom Orione, em Araguaína, atenda pacientes que necessitam de UTI cardiológica, seja em leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) ou em leitos particulares.

A decisão, proferida na última quarta-feira, 20, é em resposta a uma Ação Civil Pública da 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína. O pedido feito pelo Ministério Público Estadual (MPE), na última segunda-feira, 18, se deu devido ao fato dos pacientes correrem risco de vida e alguns estarem internados em uma sala vermelha enquanto aguardavam liberação de leitos.

A Secretaria de Estado da Saúde informou, em nota, que todos os pacientes que necessitavam e tinham condições de transporte foram internados em leitos de UTI na região do Hospital Regional de Araguaína. Dois pacientes foram internados na última terça-feira, 19, os demais durante a semana.