A Justiça condenou um homem, de 60 anos, a 24 anos de prisão,  em regime fechado, por estupro de vulnerável de três  crianças, que eram suas sobrinhas-netas na fazenda da própria família, em Pedro Afonso. Os crimes ocorreram em 2015, 2018 e 2019, quando as vítimas tinham 9, 6 e 4 anos, uma delas é portadora de Síndrome de Down.  

Conforme o Ministério Público do Tocantins (MPTO), que  apresentou denúncia, o crime veio à tona quando a mãe de uma das vítimas, em 2019, notou o comportamento estranho do acusado. A mãe, então, convesou com a filha que confirmo que o tio-avô havia praticado violência sexual contra a criança. 

O MPTO informou, que na época, os pais procuraram o Conselho Tutelar e, após essa iniciativa, outros familiares também relataram suspeitas de abuso sexual por parte do idoso em outras crianças. As vítimas, então, foram ouvidas por equipe multidisciplinar e confirmaram que sofriam atos libidinosos provocados pelo idoso.

Ainda segundo o Ministério Público, na ação penal, o pedido de  condenação do tio-avô pelo se baseou no crime descrito no artigo 217-A do Código Penal, por estupro de vulnerável.