Dídimo Heleno
 
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, sempre foi um dos mais ferrenhos defensores da Lava Jato na Corte. Ele protagonizou um dos mais acirrados embates quando, ao discutir com o ministro Gilmar Mendes, em plena sessão, proferiu a célebre frase: “Você é uma mistura de mal com atraso e pitadas de psicopatia”. 
 
Em recente entrevista, o ministro disse que em nosso país prevalece uma realidade perversa. O nosso sistema de Justiça é ineficiente e, de maneira geral, é feito para prender menino pobre. Enquanto funcionou assim, disse, não houve problema, mas a partir do “mensalão” e da Lava Jato o paradigma mudou. 
 
“O Direito Penal chegou ao andar de cima, aquele dos ricos e poderosos, o que gerou uma reação garantista que rapidamente se espalhou. Quando o sistema funciona, você pune menos. O grande papel do Direito Penal é as pessoas não cometerem delitos pela probabilidade real de virem a ser punidas. Quando o sistema não é capaz de funcionar como uma ameaça real de punição, você dá os incentivos errados para os homicidas, para os que cometem latrocínio e para os que desviam dinheiro. Perverso é o sistema penal que não funciona”, completou o ministro.