Dídimo Heleno

Em parceria confirmada no último dia 23 de março, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Faculdade Zumbi dos Palmares realizarão estudos e pesquisas que permitam avaliar a implantação de cotas raciais no Judiciário. Também será verificada a implantação de políticas afirmativas nos concursos públicos para cartórios. 

“Esse termo de cooperação técnica tem exatamente como escopo o controle dessas políticas públicas adotadas pelo Observatório. Temos essa preocupação que as discussões não sejam meras divagações acadêmicas, mas temos que entregar os compromissos assumidos”, disse o ministro Luiz Fux, presidente do CNJ e do STF, na abertura da reunião do Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário. 

José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, disse que “com essa medida, sem dúvida alguma, a gente cumpre um ritual de seguir adiante e de manter acesa a chama, principalmente, aos homens e mulheres negros que estão nos bancos das universidades, aguardando que o espaço público e privado possa recebê-los”.