Dídimo Heleno

A juíza da 27ª Vara Cível de São Paulo condenou Daniela Petrucci da Silva, que diz ser uma bruxa, a indenizar a escritora e também autointitulada bruxa Márcia Cristina da Silva, por danos morais, por plágio de um livro. A plagiada disse que em 2020 publicou o livro “Bruxaria Hekatina: O Caminha da Bruxa com a Deusa Hekate”.

Em 2021, segundo Márcia, a bruxa Daniela passou a comercializar o curso “Magia de Hécate”, se baseando quase totalmente em seu livro, embora não tenha feito qualquer referência a ele. Segundo a autora da ação, isso fere os seus direitos e lhe causa danos patrimoniais e morais. Acrescentou, ainda, que foi ameaçada por Daniela por ter feito postagens alertando os consumidores sobre o “curso falacioso”. 

Daniela se defendeu dizendo que vem de uma linhagem de bruxas e que atua no ramo há 33 anos, sendo possuidora de vasto conhecimento na área e que a apostila com trechos do livro de Márcia foi parar na plataforma do seu curso online por erro da pessoa que a auxiliou a assim proceder, mas que o material do curso era outro. 

A bruxa Daniela disse que tentou resolver amigavelmente a questão e retirou o conteúdo da internet, mas alega que Márcia passou a atacá-la nas redes. Porém, para a juíza do caso é incontroverso que Daniela utilizou trechos do livro da parte autora na apostila de seu curso, sem autorização nem citação. A indenização pelos danos morais foi fixada em R$ 10 mil, mas os danos materiais não foram considerados pela julgadora.