Integrante da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica no Tocantins (ABMCJ-TO) a escritora e advogada Mary Sônia Matos Valadares será homenageada durante a mostra fotográfica “Palmenses – Em Frente, a Nossa História”, que se realiza a partir desta segunda, 1º de agosto, trazendo painéis contendo fotografias em preto e branco de pessoas que são reconhecidas por sua atuação profissional e que contribuíram para a construção da capital tocantinense. Essas imagens são de autoria exclusiva do fotógrafo Edu Fortes. 

Trata-se de oportunidade única de se conhecer os pioneiros palmenses por meio de imagens que traduzem as características culturais da nossa capital. Este colunista tem a honra de conviver desde o ano de 2004 com a homenageada Mary Sônia na Academia Palmense de Letras. Ela é figura sempre presente na cena cultural da nossa capital e do Estado do Tocantins. Além de escritora, é pesquisadora e militante de entidades sociais e de classe, tendo sido a primeira advogada do extremo Norte do então Estado de Goiás. Também exerceu o ofício em Goiânia e, depois, aqui em Palmas. 

A homenageada participou da luta separatista do Norte de Goiás para a criação do Tocantins e foi uma das mais aguerridas integrantes da Comissão de Estudos dos Problemas do Norte Goiano (CONORTE), tendo sido Secretária-Geral. Além disso, foi idealizadora e fundadora da União Tocantinense (UT) na cidade de Pedro Afonso, instituição esta que reforçou o Comitê Pró-Tocantins. Presidiu por duas vezes o Conselho Municipal de Cultura de Palmas e foi eleita representante da Câmara de Literatura do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. 

“A nossa Conselheira fez e ainda faz muito por este Estado, é uma homenagem merecida. A Mary Sônia é uma grande advogada, que participou ativamente da construção do Tocantins”, disse a também advogada Elaine Noleto, presidente da ABMCJ-TO. “Esta exposição é a celebração das muitas faces de um sonho coletivo, lembrando que afinal aqui somos todos palmenses”, anotou o curador da mostra, arquiteto José Eduardo Rodrigues. Aos interessados, a mostra ficará exposta no Museu Histórico Palacinho até o dia 31 de janeiro de 2023, abrindo oficialmente hoje e, a partir de amanhã, receberá a visitação pública. 

Mary Sônia se destaca pela personalidade marcante, inteligência ímpar, oratória admirável, mulher que orgulha o Tocantins por sua força e contribuição incessante para o desenvolvimento cultural do nosso povo. Por três mandatos presidiu a Academia Tocantinense de Letras, tendo sido sua primeira oradora e secretária. Foi vice-presidente da própria ABMCJ, comissão do Tocantins (entre 1990/1994), e contribuiu para a sua criação, cuja instalação se deu em 27 de setembro de 1989. Hoje Mary Sônia é Conselheira Deliberativa da referida entidade para o triênio 2020/2022, além de presidir a Comissão de Resgate da Memória da mesma ABMCJ-TO.