Dídimo Heleno

Os Estados Unidos são conhecidos como a terra da liberdade, a maior democracia do mundo. Será? Pouco antes do Natal o juiz Charles Wood, da Suprema Corte de Westchester, emitiu decisão impedindo o tradicional jornal The New York Times de publicar documentos que envolvem uma organização acusada de fraudes e campanhas de desinformação. Essa organização deve ser uma espécie de José Sarney de lá, intocável.

Essa decisão de Wood desperta inegável curiosidade, até porque não somente proíbe o jornal de publicar os documentos, mas determina que os devolva juntamente com todas as cópias físicas de memorandos legais, além de deletar e destruir as suas versões eletrônicas. Quem diria que lá também tem julgadores assim? Eles estão espalhados por toda parte, eis a verdade. 

A reportagem do The New York Times é sobre o Projeto Veritas, liderado por James O’Keefe, alvo de investigação do Departamento de Justiça dos EUA a respeito de roubo de informações da filha do presidente Joe Biden e de outras autoridades. O mesmo projeto é denunciado por tentativa de grampear policiais do FBI e usar aplicativos para se aproximar de funcionários do governo. 

O juiz autor da decisão vem sendo muito criticado por defensores da liberdade de imprensa. O jornal disse que recorrerá da decisão e que os documentos foram conseguidos de forma legal no curso das reportagens. Por falar no assunto, o Brasil caiu quatro posições em 2021 no ranking mundial de liberdade de imprensa, que é publicado anualmente pela ONG Repórteres sem Fronteiras. Estamos em 111º lugar, considerado zona vermelha. Como diria o grande Belchior, “o sinal está fechado pra nós”.