Foi lançado na noite desta quinta-feira, 8, na Livraria Leitura, em Palmas, a 1ª edição do Fórum Educar, um ciclo de quatro debates promovido pelo Jornal do Tocantins. O evento tem o objetivo de unir pais, educadores, especialistas e comunidade para discutir sobre os desafios da educação dos filhos, com temas que envolvem a educação inclusiva, tecnologia, valores e ansiedade. O debate entre especialistas, que terá duração de duas horas, será mediado por Tião Pinheiro, editor-chefe do JTo e supervisor editorial do Daqui.

Doutor em Educação e Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Eduardo Cezari como consultor técnico explicou que o evento tem como propósito debater algumas temáticas que foram levantadas pelas escolas que participam do Fórum. “Discutir um pouco da relação entre a escola e a família e conectar com a sociedade. No momento em que a gente tem uma série de tecnologias, principalmente digitais, à disposição com as metodologias de ensino que são características da escola. Então há um duelo. A ideia é debater um pouco sobre isso”, comenta.

Segundo Pinheiro, mediador do debate, a preocupação com temas como a Educação está no DNA do Grupo Jaime Câmara “Foi assim que surgiram eventos como o Pensar  – que tivemos sete edições no Tocantins com o tema educacional sendo debatido por especialistas e educadores – e agora o Fórum Educar, que se propõe a refletir sobre que caminhos podemos seguir para acompanhar a velocidade dos tempos atuais e melhorar a nossa educação”, destacou.

Para Jean Teixeira, diretor geral do GJC no Tocantins, a ideia é tentar melhorar o cenário da educação. “Acredito que desses encontros surgirão novas ideias para ampliar esse debate”, reforçou. O primeiro encontro está marcado para a próxima terça-feira no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), às 19 horas, com o tema: “Os pais e a contribuição dos valores na educação dos filhos”.

Dayane Martins Resende, a analista para Educação do Sesc disse que é muito importante participar como parceiro de um evento onde assuntos sobre educação serão debatidos, tendo em vista que a entidade tem como missão ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio.

Segundo Enock Cabral de Lima, diretor acadêmico da Maple Bear Canadian School em Palmas, a expectativa para os próximos encontros é alta. “É importantíssimo a comunidade do Tocantins discutir a educação. Não vejo outra saída para uma sociedade sem educação”, pontua.

De acordo com Claudemir Andreaci, representante do Colégio São Francisco, o lançamento do Fórum é importante para aproximar as instituições de ensino com a comunidade. “Todo mundo quer um bem comum que é a melhoria das condições de conhecimento e de vida”, destaca.

Para a secretária Municipal de Educação de Palmas (Semed), Juscéia Garbelini, novas demandas sociais em um mundo cada vez mais tecnológico exigem uma formação diferente. “Sabemos que o presente de nossas crianças e jovens aponta para o futuro da cidade”, diz.

Parceiros

O fórum é patrocinado pelo Colégio São Francisco, Serviço Social do Comércio (Sesc) e Maple Bear Canadian School, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Palmas e da ATM.