Lauane dos Santos
lauane.santos@jtocantins.com.brNascido da vontade de tornar a leitura de jornal mais acessível para toda a população, o Jornal Daqui completa amanhã seis anos com 20 mil exemplares diários, muitas matérias, histórias, kits e relação de fidelidade de amizade com leitores que acompanharam toda a trajetória até aqui ou conheceram o veículo ao longo deste período.
O Diretor Geral do Grupo Jaime Câmara no Tocantins, Jean Teixeira, lembra que o Daqui veio para preencher uma lacuna que até então tinha sido deixada pelos demais veículos impressos. “Muitos pensavam que não seria possível, que pessoas das classes C e D não teriam interesse em leitura do jornal, e o Daqui foi uma aposta que o Grupo Jaime Câmara fez que tem inclusive uma função social de levar a leitura para mais pessoas com uma linguagem mais simples e apropriada”, conta.
O Jornal teve lançamento primeiramente em Goiânia (GO), onde chegou a tal sucesso que ultrapassou a circulação do Jornal O Popular, também do mesmo Grupo. No Tocantins, a história é parecida. Com seu diferencial, o Daqui no Tocantins alcançou um público fiel e, em dois anos, chegou a ser o jornal de maior circulação do Estado, continuando sendo xodó entre os leitores de 22 cidades tocantinenses até hoje.
A coordenadora do Jornal Daqui, Fernanda Mendonça, fala sobre o motivo do sucesso do Daqui entre os leitores. "A boa relação com nossos leitores é um dos diferenciais que temos. Leitores fiéis e que colaboram diariamente com a produção de conteúdo. Só tenho a agradecer a todos que fazem parte dessa história", ressalta.
Essa relação de amizade e fidelidade com os leitores é fácil de enxergar na história da aposentada Maria Pereira, 66 anos, que compra o Daqui desde a segunda edição, publicada em 4 de março de 2013 e coleciona, com muito orgulho, todos os kits do Jornal Daqui desde o início. “Eu tenho uma dispensa só com os kits, todo mundo e vê e fica chocado. Mas desde o segundo eu venho comprando, pelo menos uns cinco por dia, para a família toda”, explica a leitora.
Maria mora em uma casa com 10 pessoas e diz que, com o tempo, todos pegaram apego ao Jornal, leem as matérias e se informam através do veículo. “Eu não sou muito de ler, gosto mesmo dos kits, mas sempre vejo as matérias da capa e os meninos que moram aqui gostam, compram só para ler”, completa.
Expansão
Assim como Maria, muitos outros leitores compram o Jornal pelas notícias e também pelos kits, que também é um diferencial do veículo desde a primeira edição. “A dinâmica do brinde é de premiar o leitor e ajudar pessoas carentes que não tem condição de comprar os kits, pois como compramos em grande escala conseguimos bom preço, então a pessoa consegue ter acesso a essas louças e brindes de forma mais acessível”, destaca o coordenador comercial do Mercado Leitor, Aurélio Gonçalves.
Ele lembra que o Jornal, até o último ano, circulava em sete cidades e distritos, com 7.500 exemplares. Agora, o Daqui está atingindo a marca de 20 mil exemplares diários levados para 22 cidades tocantinenses, abrangendo a população de quase todo o Estado. “Estamos com quase 600 pontos vendendo nosso Jornal, 330 só em Palmas, é uma crescente muito boa e a intenção é que venham muitas coisas boas nos anos seguintes, com muitos brindes bons e matérias”, completa o coordenador.
Um desses pontos de venda é do jornaleiro George Hamilton que tem uma banca na região central de Palmas e caminha com o Daqui desde a primeira edição. “Nós sempre vendemos e temos aqui clientes fixos que compram o Jornal todo dia, uns com hábito de ler, outros pelos kits, mas mantém a fidelidade”, explica.
Além de ser o preferido entre muitos leitores, o Daqui também é um espaço voltado para o empresariado, conforme ressalta o coordenador comercial José Gracioli. “Nós somos facilitadores de mercado para que o empresário possa expor a marca em um jornal de grande abrangência, é uma ótima oportunidade, com um preço bem em conta que ele tem de divulgar suas marcas para o público que almeja de uma forma barata, com credibilidade, e fácil”, relata.
Com tantas histórias, experiências nesses seis anos, a vontade é de continuar crescendo junto com os leitores. “O Daqui chega aos seis anos de circulação no Tocantins com resultados altamente animadores. Com destaque para o fato de que tem conquistado leitores novos que não tinham o hábito de ler jornais”, finaliza o supervisor edital do Jornal Daqui, com sentimento de gratidão. “Só temos que agradecer a todos pela excelente receptividade e por nos prestigiar”.
Comentários