O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em conjunto com a da Agência de Desenvolvimento do Turismo Cultura e Economia Criativa (Adetuc) publicaram a Instrução Normativa 003/2021, que estabelece as normas de visitação nos atrativos Dunas,  Serra do Espírito Santo, Cachoeira da Velha e Prainha do rio Novo no Jalapão. As medidas envolvem novos processos de agendamento, controle de capacidade de carga e a exigência de guia de turismo/condutor.  

Conforme o documento, os agendamentos dos atrativos deverão obedecer à capacidade de carga dos atrativos que coloca as dunas, cachoeira e praia com capacidade de 300 visitantes por dia, já a Serra do Espírito Santo comporta 200 visitantes por dia. Além disso, o horário de entrada nas Dunas é das 7 às 11 horas e das 14 às 17 horas, na Serra do Espírito Santo das 4 às 11 horas e a Cachoeira da Velha/Prainha do Rio Novo será das 8 às 16 horas.

Esses agendamentos serão monitorados com avisos emitidos nas  mídias sociais e website da Adetuc e Naturatins. Os agendamentos solicitados de segunda a sexta-feira terão a confirmação em até 24 horas e os agendamentos solicitados nos finais de semana e feriados terão a confirmação em até 48 horas. 

O prazo é de no mínimo de quatro dias de antecedência da data da visita, sendo que a Instrução Normativa determina que o acesso a região turística deve ser realizado apenas por agências viagens e turismo, guias de turismo e condutores cadastrados no sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo (Cadastur) e no Naturatins. Além disso, cada guia de turismo ou condutor deverá levar um grupo de no máximo dez pessoas.

“O cenário está tranquilo aqui em Mateiros, com baixo registro de novos casos e a população continua se cuidando e a Instrução Normativa orienta sobre as práticas que devem ser adotadas para visitação dos atrativos, fazendo com que o Jalapão possa voltar a ser visitado por quem deseja apreciar suas belezas”, reforça a supervisora da Área de Proteção Ambiental do Jalapão do Naturatins, Rejane Nunes.