A Justiça definiu a data para o julgamento de Iolanda Costa Fregonesi, 23 anos, condutora do veículo que atropelou o médico e ciclista Pedro Caldas, para o dia 13 de agosto de 2020, às 9 horas, no Tribunal do Júri da Comarca de Palmas. A data da sessão do júri popular publicada na tarde desta quarta-feira, 11.

Ainda em 2019, o juiz Luiz Zilmar dos Santos Pires, em decisão, reconheceu que a acusada assumiu os riscos, por isso, seria impossível assumir o crime como culposo, quando não há intenção de matar. Na determinação Pires, menciona que vê subsídios suficientes para justificar a submissão de Iolanda diante do caso, por isso, o julgamento em júri popular. Acesse todas as matérias sobre esse caso aqui

Marcação

Em fevereiro, o juiz Marcelo Eliseu Rostirolla havia determinado que a data da sessão do júri fosse inclusa na próxima temporada do júri. Conforme a 1ª Vara Criminal de Palmas, a sessão ainda não havia sido colocada em nenhuma das duas temporadas do júri porque ainda há algumas pendências para serem decididas.

Na data, o juiz também mandou intimar as testemunhas arroladas pelo Ministério Público, que é o autor do processo. O juiz coloca que a defesa de Iolanda perdeu o prazo previsto no Código de Processo Penal e ocorreu “preclusão consumativa”, ou seja, a perda do direito de se manifestar no processo.

Entenda

Pedro Caldas foi atropelado por Iolanda enquanto treinava com o triatleta Moacir Naoyuk Ito na Marginal Leste da TO-050 no dia 12 de novembro de 2017. O médico passou 34 dias em coma e morreu em decorrência de traumatismo craniano. A segunda vítima do acidente Moacir Naoyuk Ito que teve ferimentos leves.

O inquérito policial concluído pela Polícia Civil em janeiro de 2018 constatou que Iolanda pode responder pelos seguintes crimes: homicídio qualificado, tentativa de homicídio qualificado, dirigir embriagada e sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).