O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira, 18, o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2017 que avalia a qualidade de ensino das universidades, faculdades e centros universitários. No Tocantins, das 21 instituições de ensino superior, nenhuma alcançou nota cinco, sendo que somente uma faculdade particular atingiu nota quatro e outras sete ficaram com nota 1 ou 2, consideradas insuficientes pelo Mec.  

No Estado, quem garantiu a maior nota do IGC foi a Faculdade Itop que chegou ao conceito quatro pelo terceiro ano consecutivo. Já a Universidade Federal do Tocantins, uma das maiores instituições públicas no Estado, continua com a nota três, como no Índice divulgado no ano passado, referente a qualidade de ensino da faculdade em 2016.

O diretor-geral da Faculdade Itop, Muniz Araújo, ressaltou alguns pontos necessários para fazer a instituição conquistar uma boa nota referente a qualidade de ensino. “Fazer os investimentos nas áreas para aumentar a qualidade do ensino, melhorando o quadro de professores, investindo na biblioteca, bem como em tecnologia da informação, no acesso do aluno ao ambiente virtual, acompanhando o desempenho dos alunos e um bom projeto de curso para ser executado, são os pontos principais”, afirmou.

Dentre as sete faculdades que estão com notas baixas, seis são particulares e somente uma é pública municipal, a Faculdade de Educação Ciências e Letras, localizada em Paraíso do Tocantins.

Nacional

O Brasil tem atualmente 2.066 instituições, mas só 35 delas conseguiram atingir a nota máxima do IGC, nenhuma delas no Tocantins. Conforme dados do Inep, 278 faculdades estão com notas abaixo do limite de qualidade estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). Veja o ICG 2017

Indicadores

O IGC é divulgado anualmente e classifica a qualidade de ensino das instituições, com notas de 1 a 5, sendo 1 e 2 insuficientes e 5 a nota máxima. O conceito é composto por vários indicadores, como estrutura da faculdade, professores com títulos, e nota que os alunos tiraram no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O Índice é divulgado sempre com notas embasadas em indicadores do ano anterior. Comparando com o ano anterior, de 2016, aumentou o número de instituições com notas 4 e 5, em detrimento da diminuição daquelas com conceito 2 e 3.

Além do IGC, há também o Conceito Preliminar de Curos (CPC) que é calculado de três em três anos. Ele avalia a qualidade por curso de graduação. Já o Enade analisa o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos e é utilizado para auxiliar na nota geral dos cursos.

Segundo o Mec, para que uma instituição tenha o IGC calculado, é necessário ter pelo menos um curso com estudantes concluintes inscritos no Enade e que já tenha sido calculado o CPC dos cursos da unidade. 

CPC

Em 2017, o CPC avaliou cursos de bacharelado e/ou licenciatura e de tecnologia em 34 áreas, totalizando 10.210 cursos avaliados. Dentre eles, somente 9,5% ficaram com notas 1 e 2. Veja o CPC 2017