Os interessados em participar do vestibular oferecido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), poderão se inscrever hoje a partir das 10 horas através do site da Comissão Permanente de Seleção (Copese), por meio do link www.copese.uft.edu.br no prazo previsto no cronograma do vestibular (Anexo III do Edital). As inscrições seguem até o dia 25 de outubro. Serão 943 vagas oferecidas para 50 cursos de graduação presentes nos sete câmpus da universidade, sendo nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Arraias, Gurupi, Miracema, Araguaína e Tocantinópolis.

As vagas dispostas pelo Vestibular 2019 estão divididas em três modalidades de concorrência – ampla concorrência (AC), ações afirmativas UFT e reserva legal de vagas – destinadas a candidatos egressos de escola pública

As provas do vestibular avaliarão habilidades para o desenvolvimento de competências, por meio de objetos de conhecimento, de acordo com a Matriz de Objetos de Conhecimento cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Além disso, a prova também cobrará a redação, história e geografia do Tocantins.

No edital do vestibular também há orientações para os candidatos que requeiram algum tipo de atendimento especial ou tenham alguma deficiência (PCD). Os detalhes podem ser conferidos nos itens 5 e 6 do documento.

A decisão pelo retorno do vestibular foi tomada pelo Conselho Universitário da UFT (Consuni) no último dia 4 de julho. A universidade oferecia 100% das vagas regulares pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) desde 2015. No entanto, o Consuni determinou que 50% das vagas continuem sendo oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outros 50% por meio de vestibular e/ou outros processos seletivos.