O incêndio florestal registrado em uma região de mata próxima ao aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, Sul de Palmas, destruiu uma área de dez campos de futebol e precisou de cerca de quatro horas para ser extinto. O caso ocorreu na tarde domingo, 9, e contou com a ação de quatros viaturas do Corpo de Bombeiros Militar e do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Ainda não se sabe a origem do fogo.

O fogo começou por volta das 13 horas em uma área próxima ao Ribeirão Taquaruçu, após o campus do Centro Universitário Luterano - Ulbra, entre a Avenida Theotônio Segurado e o Aeroporto. As chamas se alastraram rapidamente o incêndio ganhou grande proporção já que a vegetação estava seca, também geraram uma nuvem de fumaça.

Para extinguir as chamas, as equipes precisaram de 23 mil litros de água aspergidos pelas viaturas e mais 17 mil litros usados pelo helicóptero em 32 lançamentos, que passou a auxiliar o combate por volta das 15 horas. A água usada foi coletada do Lago de Palmas, no Rio Tocantins. 

Segundo os Bombeiros, o combate realizado pelos bombeiros impediu que os prejuízos fossem ainda maiores salvando do fogo duas carretas para transporte de combustível e uma residência. 

Controle das queimadas

Em Palmas, na última semana, foram aprovados o Regimento Interno e o Plano de Ações Preventivas e Combate às Queimadas do Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio). Diversas ações do Comitê Estadual do Fogo já ocorrem na Capital e em todo o Estado, mas nessa semana o Comitê Municipal definiu novas medidas. 

Foram apresentados 20 novos brigadistas recém-contratados para a Defesa Civil,  responsável pelas operações em campo e vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu). A reunião de aprovação contou com participação de órgãos públicos do Município e do Estado, além da iniciativa privada, sociedade civil organizada e Organizações Não Governamentais (ONG). 

O principal ponto discutido era o ato de antecipar à ocorrência de focos de incêndios, em áreas urbanas e rurais, para prevenir possíveis desastres ambientais e danos à economia e à saúde da população. As ações elencadas são a realização de campanha publicitária, ações educativas, reuniões de sensibilização e orientação aos produtores rurais, além de execução de aceiros negros, aceiro de roço, limpeza de lotes e áreas verdes.

Como atribuição do PrevIncêndio consta a contratação e capacitação de brigadistas, aquisição de equipamentos e maquinários, instalação de uma sala de situação para discussão das pautas. Também é obrigação realizar atividades e operações de fiscalização e apresentar dados, estatísticas e relatórios.