Um incêndio florestal levou quase 24 horas para ser combatido na região próxima a TO-030 em Taquaruçu, distrito de Palmas. O fogo começou por volta das 11 horas deste sábado, 31, e foi quase totalmente extinto já por volta das 10h30 deste domingo, 1º, conforme o Corpo de Bombeiros.

A corporação informou que os focos já estavam sob controle até no final do sábado, entretanto algumas as chamas seguiam em direção ao Vale do Vai Quem Quer, com acesso mais complicado, e por isso, a corporação continuou atuando na região. Os pontos com focos maiores estão controlados, mas equipes permaneceram no local para evitar a possível reignição das chamas.

Com o fogo, a corporação informou que pássaros e macacos da região sofreram com a perda de moradias, inclusive, alguns foram encontrados mortos. Durante a ação, dois bombeiros conseguiram salvar um jabuti. 

Caso

Os Bombeiros informaram que as chamas iniciaram próximo da km 10 às margens da rodovia estadual e devido aos fortes ventos do período uma propriedade rural também chegou a ser atingida. Ao ser acionada, a corporação enviou 11 bombeiros para combater o fogo ainda durante a manhã do sábado, já na parte da tarde, mais 13 se deslocaram para substituir o grupo anterior.

Ao todo, para o combate às chamas foram necessários mais de 3.500 litros de água usados pelo caminhão Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF), além de outra boa quantidade usada nas bombas costais. Três caminhonete e abafadores auxiliaram na ação contra o fogo.

Whatsapp

Está disponível a partir deste domingo, 1º, o Whatsapp Ambiental, um canal para realização de denúncias de crimes com fogo, que recebe mensagens pelo número (63) 99988-0030 e tem o objetivo de intensificar as ações de combate as queimadas no Tocantins.