Um incêndio que começou na Serra do Lajeado por volta das 6 horas do último domingo, 8, chegou até os lotes de Condomínio Sol Nascente, na zona rural de Palmas, e os moradores tiveram que combater o fogo com baldes e mangueiras durante quase um dia inteiro. Os bombeiros foram acionados desde às 9 horas quando as chamas começaram a se alastrar pelas propriedades, mas não compareceram no local.

Conforme o morador e funcionário público, Marco Antônio Garabini, os condôminos foram obrigados a retirar os carros das garagens e trabalhar com mangueiras e baldes para tentar conter as chamas. “O fogo começou cedo lá na serra e já umas 9 horas estava bem perto do Condomínio, então fomos com mangueira, baldes e quando ia chegando perto tentávamos apagar, mas não teve condição, com o vento foi alastrando e o fogo chegou a derreter cabos de energia”, comentou.

Os moradores ficaram sem energia e alguns não conseguiram sair de casa devido aos portões serem eletrônicos. Segundo o morador, os bombeiros foram chamados por diversos moradores durante todo o dia, mas não apareceram. “Passamos o dia todo tentando conter o fogo colocando em risco nossas vidas e as casas do condomínio sem a presença de bombeiros e helicópteros. A ‘sorte’ é que foi em um domingo, todos estávamos aqui, senão teria atingido as casas”, frisou Garabini.

Conforme o morador, outros condomínios próximos também foram atingidos e um helicóptero com um bolsão de água só passou próximo ao local já no fim da tarde.

Pelos menos 50 pessoas residem atualmente no Condomínio Sol Nascente.

Questionados sobre a situação, o Corpo de Bombeiros afirmou que, no mesmo instante, outras frentes de combate a incêndios florestais estavam em ação na Serra do Lajeado, Taquaruçu Grande e, inclusive, na região do condomínio Sol Nascente. “São muitos os focos no município, e na zona rural é mais desafiador ainda, por abranger áreas bem maiores, muitas vezes sem aceiros, vegetação muito seca e sem limitação de espaço como na cidade, onde os lotes são menores e o fogo pontual”, destacou a Corporação.

Conforme os bombeiros, nas primeiras horas desta segunda-feira, 9, equipes já se deslocaram para a região do condomínio Sol Nascente, para dar sequência ao combate aos incêndios.