Além do calor e a forte ventania, focos de incêndio castigam o Tocantins neste período do ano. Em Palmas, na região da Serra do Lajeado, o cerrado queima há pelo menos 24 horas. Em razão disso, o céu da Capital amanheceu tomado pela fumaça nesta quinta-feira, 30. O incêndio coloca em risco uma área de preservação permanente (Apa).

Segundo informações repassadas pela equipe de Brigadistas da Defesa Civil Municipal, inicialmente, o fogo começou na encosta da serra, tornando o combate muito complicado devido ao difícil acesso e a declividade do terreno oferecer risco aos brigadistas, complicando as ações contra as queimadas. A causa do incêndio é desconhecida.

O superintendente da Defesa Civil, Bruno Maciel, conta que não há informações sobre o que causou o incêndio e que as autoridades estão investigando sobre a causa do ocorrido.

A Defesa Civil de Palmas, juntamente com o Corpo de Bombeiros e o apoio do grupamento aéreo da Polícia Militar, realizou um sobrevoo com helicóptero da Secretaria Estadual de Segurança Pública para verificar as dimensões do foco e as rotas e fazer o combate à queimada.

Durante o sobrevoo, foram verificados outros quatro focos de incêndio na serra e três no perímetro urbano de Palmas. Dados levantados pelo o serviço de monitoramento de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostram que só no mês de agosto deste ano foram registrados no Tocantins mais de 1,1 mil focos de queimadas.

Outras cidades

 Na última quarta-feira, 29, em Paraíso do Tocantins, os bombeiros combateram um grande incêndio na Serra do Estrondo – cartão postal da cidade. Em Miracema do Tocantins um tamanduá-mirim foi resgatado com as patas gravemente queimadas também na quarta-feira, 29. A suspeita da equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) é de que os ferimentos tenham ocorrido devido ao alto número de focos de incêndios registrados.