Um incêndio de grandes proporções atingiu a cidade de Talismã, na região Sul do Tocantins, durante este fim de semana. Segundo a Defesa Civil do município, as queimadas começaram nas margens da TO-373, que se espalharam para três imóveis rurais da região. A fumaça dificultoua visão de quem passava pela rodovia estadual. 

Segundo a Defesa Civil, que afirmou que a origem do fogo é desconhecida, os focos foram controlados ainda no domingo, 5, no entanto, ainda oferece altíssimo risco de ignição devido a vegetação densa e seca que ainda apresenta foco subterrâneo. As ações no local foram suspensas, mas seguem monitoradas pelo órgão. 

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou aumento dos focos de calor em todo o Tocantins. Segundo o Instituto, 6.900 focos de calor foram informados de 1º de janeiro deste ano até este sábado, 4. No mesmo período do ano passado, o Estado somou 5.750 focos. A diferença é de 1.150, isto é, 20% casos a mais registrados em 2021.

Com esses números, o Tocantins ocupa o quinto lugar no ranking nacional de queimadas com os dados registrados do início deste ano até o momento, ficando atrás somente do Mato Grosso (14.217 focos), Pará (10.543 focos), Amazonas (10.322 focos) e Maranhão (7.051 focos).