Um incêndio atingiu as Dunas e a Serra do Espírito Santo, principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão na última sexta-feira, 6. O trabalho de combate às chamas durou cerca de 14 horas e foi finalizado ainda na tarde deste sábado, 7. Os focos tiveram início por volta das 14h da última sexta-feira e consumiram boa parte da vegetação do local.

Segundo o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a extinção do fogo envolveu 20 de seus brigadistas, agentes ambientais municipais, voluntários e bombeiros militares.

Um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar, instalado no Parque Estadual, atende o município de Mateiros com apoio do Naturatins. Além disso, um caminhão Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF), importado da Itália, é empregado nas ações de combate no local.

Exército

Com o Tocantins em 4º lugar no ranking nacional de queimadas, as Forças Armadas, que atuam através do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro (22º BI), sediado em Palmas, ainda aguardam ordem superior do Ministério da Defesa para atuarem no combate às queimadas no Estado.

O governo autorizou, no último dia 23, uma operação de Garantia de Lei e Ordem (GLO) que ganhou o nome de GLO Ambiental e liberou, no último dia 27 de agosto, R$ 38 milhões do orçamento do Ministério da Defesa, que estavam contingenciados, para as ações de combate a incêndios no Estado.