A Operação Ceres, conduzida pela Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Estado do Tocantins, fiscalizou o emprego de agrotóxicos em diversas propriedades rurais nos municípios de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão. A equipe, formada por nove servidores do Ibama e um servidor do Ministério Público lavrou cinco notificações e cinco autos de infração, e, na ocasião, orientou produtores rurais sobre o uso e o acondicionamento regular dos agrotóxicos. As fiscalizações, iniciadas nessa segunda-feira, 21, finalizaram nesta sexta-feira, 25.

Os servidores envolvidos na ação de combate ao uso inadequado e ilegal de agrotóxicos encontraram produtos vencidos e em desacordo com as normas de segurança nas propriedades. A situação mais grave foi a constatação da aplicação de produtos com o ingrediente ativo Paraquat por avião, que é proibida, pois o produto é extremamente tóxico e persistente no meio ambiente.

Até o momento a operação evitou que 2.046,80 Kg de agrotóxicos vencidos e irregulares fossem utilizados e constou a aplicação aérea ilegal de agrotóxicos em 1.143,30 hectares de lavoura.

De acordo com o Ibama, o Tocantins é um dos Estados com maior índice de contaminação por agrotóxicos na água e proporcionalmente o terceiro Estado com maior número de notificações de contaminação por agrotóxicos.

O uso de agrotóxicos irregulares é infração e crime ambiental previsto na Lei 9.605/98 e pode trazer danos irreversíveis à saúde pública, além de consequências graves para o meio ambiente, como a contaminação do solo, ar e recursos hídricos.

Operação

Deflagrada anualmente em todo o território nacional, a operação tem o objetivo de combater o contrabando e a utilização de agrotóxicos não registrados e faz parte do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (PNAPA) e do Plano Nacional de Fiscalização Ambiental de Agrotóxicos. Outros Estados também passarão por fiscalizações até o final do ano.