Um paciente palmense com 58 anos de idade, portador de câncer de estômago com metástase pulmonar, está internado desde o dia 13 de agosto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Norte) e não consegue ser transferido para o setor de oncologia do Hospital Geral de Palmas (HGP).

A ficha do paciente mostra que ele entrou em regulação (fila para transferência) dia 14 de agosto, às 14h44. O documento mostra que o paciente descobriu o câncer há um ano, passou por cirurgia e está em metástase pulmonar. O paciente está na oitava sessão de quimioterapia e a médica que o avaliou há três dias apontou um quadro grave de desidratação e letargia.

Na terça-feira, 16, por volta das 11h40min um irmão do paciente procurou ajuda no Ministério Público do Tocantins. A promotora Araína Cesárea Ferreira dos Santos D'Alessandro tentou resolver a demanda extrajudicialmente, mas não obteve sucesso e entrou com uma ação judicial às 17h48 desta quarta-feira.

“A transferência para um Leito da ala de oncologia do HGP é indispensável para manutenção da vida, haja vista que a qualquer momento o paciente pode ir a óbito”, defende na petição de 19 páginas.

A promotora pede que a Justiça conceda liminar para obrigar o estado a internar o paciente no setor de oncologia do Hospital Geral de Palmas ou determine a internação na rede particular, com as despesas pagas pelo governo.

Não houve decisão nem citação ao governo estadual até a publicação da matéria.

Em nota,  a Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que o paciente já foi transferido e justificou a demora ao alegar que algumas transferências demoram porque precisam preparar a unidade.

*Atualização dia 18/8 às 15h30, para inclusão da resposta da Secretaria da Saúde