Após a confirmação do 1º caso de coronavírus (COVID-19), aproximadamente 30 familiares que tiveram contato com o paciente estão sendo monitorados pelas secretarias Estadual e Municipal de Saúde de São Paulo. O caso é referente a um homem de 61 anos, residente em São Paulo, que esteve na Itália de 9 a 21 de fevereiro. Segundo o Ministério da Saúde, ele reuniu familiares para um churrasco logo após a chegada a viagem. Agora, toda a família está em observação e o paciente passará por isolamento domiciliar.

A notificação do paciente aconteceu nesta terça-feira (25), após às 12 horas, pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. De acordo com o Ministério, a unidade adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Após os resultados preliminares realizados pela própria unidade de saúde, e seguindo as orientações do Plano de Contingência Nacional, uma amostra foi enviada para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova, que confirmou positivo para o vírus. O paciente esteve na região da Lombardia (norte da Itália), à trabalho e sozinho. Ele está bem, com sinais brandos da doença e passaraá agora por isolamento, em casa. 

A Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP) e a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP) estão realizando a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo, com apoio da Anvisa junto à companhia aérea.