Em meio a pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, o Hospital Geral de Palmas (HGP), unidade pública referência do Estado também enfrenta problemas para manter o tratamento de pacientes com outras doenças.
 
Nesta quinta-feira, 4, pacientes e profissionais reclamavam da falta de medicamentos para problemas menores, como náuseas, cólicas e também antibióticos. Na lista que o JTo teve acesso, estavam em falta na farmácia do hospital, remédios como buscopam composto, nausedron (controle de náuseas e vômitos), ranitidna (tratamento de úlcera e refluxos) e antibióticos como cefepime e tazocin.
 
O JTo também recebeu reclamações de acompanhantes do hospital sobre a suspensão de refeições para quem acompanha doentes. Como estão impedidos sair para comer e não é permitida a troca de acompanhantes, a medida desagradou.
 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) remeteu nota ao JTO afirmando que já providenciou a reposição da lista apontada pelo jornal. Também afirma que se trata de uma falha pontual e que atua "para manter as unidades hospitalares estaduais abastecidas de medicamentos e insumos necessários para atender a demanda de rotina". A SES não informou a quantidade de medicação enviada.
 
Segundo a SES, a alimentação dos acompanhantes dos pacientes internados segue regularmente conforme a Instrução Normativa n° 02, de 22 de fevereiro de 2018. Segundo a SES, a instrução garante café e almoço para o acompanhante.