Com o plano de realização de voos diários, inicialmente, na região central do Tocantins, as ações integradas de fiscalização, combate e monitoramento aos incêndios florestais do Comitê do Fogo ganharam nesta segunda-feira, 24, o apoio de um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

Essa aeronave ficará baseada na sede do 1º Batalhão de Bombeiros Militares, na antiga Avenida do Aeroporto em Palmas. Conforme a Defesa Civil Estadual, o novo aparelho para as operações integradas se junta ao helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e um avião do Instituto Natureza (Naturatins).

Ainda segundo a Defesa Civil, o helicóptero realizou sua última operação em Lagoa da Confusão e tem capacidade para sete lugares, sendo três tripulantes. O modelo da aeronave ainda é uma vantagem já que possui helibalde, compartimento pendurado na parte de baixo, levando água para o combate às queimadas.

Também participam das atividades integradas, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Guarda Metropolitana de Palmas e Fundação Municipal de Meio Ambiente.