A Polícia Civil de Goiás (PC-GO) apresentou na última sexta-feira, 9, o resultado da operação Icarus, que prendeu seis suspeitos de tráfico internacional de drogas. O grupo, que tinha como base a capital goiana, levava uma vida de luxo segundo as investigações. Em uma das inúmeras demonstrações de ostentação, o helicóptero apreendido em poder da organização criminosa, pousou em um lote baldio em Palmas para que os tripulantes pudessem comprar gelo para uma festa.

O caso aconteceu no dia 15 de agosto de 2017, na ocasião dois homens desceram da aeronave e foram fazer compras em uma conveniência da Quadra 205 Sul. De acordo com testemunhas, eles voltaram com sacos de gelos. Além do helicóptero, foram apreendidos dois jatos, R$ 571 mil, 11 caros (três Porsches e três Land Rovers), 4 máquinas de contar de dinheiro, 3 aparelhos de comunicação via satélite, motonáutica e 13 relógios (8 Rolex e 5 Hublot).

Tráfico

De acordo com as informações do Jornal O Popular, o grupo investigado desde dezembro de 2018, tinha a cocaína com principal produto e a buscava em países da América Latina: Colômbia, Bolívia e Peru. O destino da droga era a Europa. Em Goiânia, os suspeitos cooptavam jovens pilotos que faziam o transporte da droga para o Pará, e em seguida para Goiás.

A polícia identificou 13 suspeitos de participar do grupo, mas apenas seis foram presos e os outros sete continuam foragidos - entre elas, três pilotos. Ainda não se tem uma estimativa de quanto o grupo movimentava por mês e há quanto tempo atuava.

Luxo

De acordo com a Polícia Civil, os integrantes do grupo andavam em carros de luxo e faziam viagens para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Ilhas Maldivas. As investigações apontam que os dois jatos apreendidos, por exemplo, não eram utilizados para transporte de droga, mas sim para fins de lazer. Uma das aeronaves tem autonomia para voos domésticos, e a outra consegue realizar viagens internacionais.
 
Apesar dos gastos, nenhum deles possuía uma atividade lícita que pudesse comprovar renda para manter a vida que levavam, conforme. As posses, então, como os carros e as aeronaves, ficavam em nomes de laranjas.