Atualizada às 13:37 de 04.02.2022

A péssima situação das ruas e avenidas de Gurupi levou o Ministério Público do Tocantins (MPTO) a dar um prazo de 15 dias para a Prefeitura Municipal informar as providências para recuperar as vias. O ofício encaminhado nesta quinta-feira, 3, ao secretário de Infraestrutura, Elvan Leão Costa, e a prefeita Josi Nunes, é assinado pelo promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes. 

Conforme o MPTO, no documento, o promotor pede as providências imediatas devido ao “caótico estado do asfalto de, praticamente, toda a malha viária da cidade”. O documento é uma requisição de informações que integra um Inquérito Civil Público (ICP) instaurado, em maio do ano passado, para apurar a falta de manutenção das vias públicas de Gurupi.

O Ministério Público ainda disse que a requisição pede a realização de vistoria técnica em todas as ruas e avenidas da cidade, com detalhamento da situação do asfalto e dos buracos existentes. O resultado desta vistoria deve ser encaminhado, nesse mesmo prazo, relatório com memorial fotográfico.

O pedido requer também informações sobre as providências que serão adotadas com cópia de projeto de recuperação e manutenção das ruas e avenidas, além de cronograma de execução dos trabalhos.

Esse procedimento ainda irá apurar a prática, em tese, de ato de improbidade administrativa sobre uma possível omissão na conservação do patrimônio público e da má qualidade na prestação dos serviços de manutenção das vias públicas com tapa-buracos realizadas do ano passado até o momento. 

O Jornal do Tocantins questionou a Prefeitura Municipal sobre a situação, se a administração já recebeu o requerimento e quais as medidas estão sendo tomadas. Em nota, a gestão informou que:

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Gurupi informa que tem trabalhado constantemente para diminuir os danos no asfalto, que vem sofrendo com as fortes chuvas dos últimos três meses.

A Secretaria reforça que é de conhecimento dos gurupienses que a pavimentação da nossa cidade é bastante antiga e o asfalto que foi feito nos últimos anos não tem controle de qualidade; mesmo com estes desafios, a gestão municipal não está medindo esforços para reparar a malha viária.

Nos últimos meses uma força tarefa foi montada que está realizando a Operação Tapa-buraco, que está sendo executada nos pontos mais críticos em todos os bairros e também no Centro da cidade.