Em Gurupi, o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (Semus) realiza uma ação bloqueio químico contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zica e chikungunya. O trabalho ocorre nestes meses mais chuvosos e o bloqueio é usado em situações com notificações positivas para a presença do mosquito. 

Conforme a Semus, na última semana, por exemplo, foi realizado o bloqueio químico em uma empresa, no Jardim São Lucas. No local, a equipe de bloqueio identificou alto índice de focos do mosquito Aedes aegypti, como larvas em pneus, carcaças de carro abandonados, objetos com acúmulo de água parada, entulhos e mato alto.

Uma nova ação de bloqueio químico está prevista para acontecer nesta semana. O local também foi notificado pela Vigilância Epidemiológica. 

Esta ação acontece em pontos estratégicos como floriculturas, borracharias, ferros-velhos, transportadoras, cemitérios, empresas de carros sinistrados, leilões de carros e peças, postos de gasolina com borracharia entre outros. Geralmente, são locais muito propensos para a desova da fêmea, favorecendo a infestação do mosquito.