A Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí adotou a realização do sistema de drive-thru para testes rápidos da Covid-19 na cidade. A medida visa que não haja a necessidade das pessoas saírem dos carros para a testagem, além disso, os profissionais da saúde realizam coletas nas residências de pacientes sintomáticos, dependendo da situação da pessoa com suspeita.

Conforme a gestão, o Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Guaraí tem seguido as orientações nacionais para o diagnóstico laboratorial e a orientação para coletas de amostras é quando o paciente está na fase aguda da infecção, preferencialmente, do terceiro e sétimo dia, após o início dos sintomas.

A gestão lembra ainda que o resultado da testagem rápida é de 15 minutos e o procedimento é realizado a partir da colega de uma gota de sangue, por enfermeiro capacitado, e a amostra é colocada em uma cápsula. Um aparelho é usado no Laboratório Municipal para a análise e o resultado é encaminhado para a Vigilância Epidemiológica, que informa o resultado ao paciente testado.

Além dos testes, Prefeitura de Guaraí vem orientando para o distanciamento social, o uso de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel. A gestão tem investido na aquisição de insumos de proteção, equipamentos e estratégias para combate com cerca de R$ 923 mil de recursos próprios.