Através de um decreto assinado na tarde desta terça-feira, 17, o governador Mauro Carlesse (DEM), suspendeu por tempo indeterminado as visitas aos parques estaduais do: Jalapão, Cantão e de Lajeado, além do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, que são administrados pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

O documento será publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça e ocorre em razão da situação de pandemia por conta do novo coronavírus (Covid-19). Vários países e muitos estados brasileiros adotaram medidas para previr que o vírus se espalhe ainda mais.

A determinação do executivo estadual segue a recomendação do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em reduzir o contato social para evitar a proliferação do vírus, esses locais costumam receber turistas de muitas regiões do Brasil e até de outros países. A decisão será mantida até que sinais de normalidade comecem a aparecer.

A decisão do governo segue entendimento da gestão federal que, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), também suspendeu a visitação pública em todos os parques nacionais e demais unidades federais de conservação, pelo período de uma semana a partir desta terça.

Parques estaduais

Estão suspensas as visitações turísticas nos seguintes parques estaduais:

- Parque Estadual do Cantão: Trilha do Cega Machado, Trilha do Ferrugem e Varjão do Murici, Trilha do Lago Rico e Trilha do Lago de Dentro.

- Parque Estadual do Jalapão: Cachoeira da Velha, Prainha da Cachoeira da Velha, Dunas e Trilha do Espírito Santo.

- Parque Estadual de Lajeado: Trilha do Mirante das Mangabeiras, Trilha do Mirante da Onça, Trilha do Brejo Cumprido e Trilha da Matinha.

- Monumento Natural das Árvores Fossilizadas: Trilha da Andradina, Trilha da Buritirana e Trilha do Neco.