A gestão estadual confirmou que irá promover 1.541 policiais militares e 186 bombeiros nesta segunda-feira, 22, entretanto, conforme adiantado pela coluna Antena Ligada do JTo, as promoções não serão pagas imediatamente. O evento contará com a presença do governador Mauro Carlesse e está marcado para às 18h30 no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar em Palmas.

Dos policiais que serão promovidos, 303 são oficiais e 1.238 praças, já com relação aos bombeiros, serão 186 promovidos. Que tiveram os nomes escolhidos por “critérios de merecimento e antiguidade e escolha, este último caso com os tenentes-coronéis promovidos a coronéis”, disse o governo.

Conforme a PM e o Corpo de Bombeiros, além das promoções, 144 homens da força policial irão para a reserva, ou seja, a aposentadoria. No caso dos bombeiros, serão oito que se aposentarão, mas o grupo pertence ao efetivo administrativo e não reduzirá o efetivo operacional.

Segundo o governo o pagamento do valor das promoções só será feito após o enquadramento do Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a regularização de suas finanças. Somente então irá implementar os valores das promoções na folha de pagamento dos militares e negociar os passivos. Conforme levantado pela Antena Ligada já no último dia 11, os efeitos financeiros só deverão entrar na folha após janeiro de 2020.

Pagamento

Com as aposentadorias, a gestão desonerará da folha de pagamento cerca de R$ 230 mil por mês com os bombeiros, e com os militares o superávit será de cerca de R$ 4 milhões, isto já contando o valor que será pago nas promoções dos demais PMS.

Entretanto, o governo ainda aguarda o seu enquadramento dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a regularização de suas finanças para poder implementar os valores das promoções na folha de pagamento dos militares, além de também negociar os passivos. Conforme levantado pela Antena Ligada já no último dia 11, os efeitos financeiros só deverão entrar na folha após janeiro de 2020.

O enquadramento é buscado por meio das medidas de saneamento das finanças como a reforma administrativa, a contenção de gastos com diárias, água, luz, telefone e materiais de expedientes.

O Jornal do Tocantins entrou em contato com o governo estadual questionando a data das incorporações nos salários dos promovidos e aguarda o retorno.