Atualizada às 12h19

Os órgãos de saúde do Tocantins e de Palmas confirmaram o primeiro caso de coronavírus na Capital em uma mulher de 42 anos. As primeiras informações repassadas foram publicadas pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, nas redes sociais nesta terça-feira, 18, posteriormente o caso também foi confirmado pelo secretário estadual de Saúde, Edgar Tollini.

Segundo a gestora, “o paciente não havia apresentado nenhum sintoma grave e não procurou o sistema público de saúde. Realizou exame em laboratório particular e já confirmou o resultado positivo”. 

Cinthia ainda escreveu alertando a população para as medidas preventivas de isolamento social para evitar a disseminação do Covid-19 e que um novo decreto com medidas mais extremas para conter o avanço da doença será publicado.

Histórico

O secretário estadual de Saúde, Edgar Tollini, que esteve na sede da Jaime Câmara nesta quarta, disse que a mulher tem filhos e voltou recentemente de um congresso há cerca de quatro a cinco dias apresentando sintomas. “A paciente que estava fora da nossa rastreabilidade. Entretanto, ela por conta própria procurou o serviço privado. E hoje de pose do resultado positivo a paciente procurou o Município e o Estado também foi informado. Está confirmado”, disse.

Além disso, o secretário já afirmou que a mulher não tem doença correlata e está em isolamento domiciliar. “A paciente é pessoa esclarecida e que já havia tomado medidas de isolamento antes mesmo do resultado. Com essa confirmação, as secretarias começam agir sem alerta de e concretizar as pessoas que estiveram com ela e se tiverem sintomas”, conta.

Semus 

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente apresenta sintomas leves e não estava dentro dos casos até então monitorados pelo município, uma vez que ela não havia procurado o sistema de saúde. A secretaria informou que a mulher esteve em Fortaleza e chegou em Palmas no dia 8 de março, e iniciou os sintomas no dia 11, quando a partir desse dia permaneceu em isolamento domiciliar por conta própria.

No dia 16 procurou o laboratório particular para realização do exame, onde teve a confirmação do contágio. A Semus destacou que irá monitorar a paciente e as pessoas que teve contato direto e todos serão notificados sobre a obrigatoriedade do isolamento domiciliar.  A Prefeitura de Palmas também irá publicar medidas mais restritivas para conter o avanço do vírus e disseminação da doença, que reforçam para que as pessoas permaneçam em casa e evite locais com aglomeração.