O governo do Tocantins realiza nesta segunda-feira, 16, às 14 horas, no Palácio Araguaia uma reunião com todos os membros do Comitê de Crise para Prevenção da Covid-19, o Novo Coronavírus. No evento serão tratadas as posições e posturas que o Tocantins deve tomar respaldadas pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO).

 Participarão da reunião órgãos governamentais, dos poderes Legislativo e Judiciário, forças de segurança estaduais e federais, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades representativas de classes que assinaram o Protocolo de Adesão ao Comitê de Crise para Prevenção do Vírus Covid-19.

O governo no Estado implantou o Comitê na última quinta-feira, 12. Ainda não há nenhum caso de Coronavírus confirmado no Tocantins. No entanto, a SES monitora oito casos suspeitos, sendo três em Palmas, três em Araguaína, um em Paraíso do Tocantins e outro em Porto Nacional.

Por se enquadrarem em critérios preliminares do novo vírus, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES, mandou amostras para realização de exames no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para síndromes respiratórias, como a Influenza. Caso os exames resultem inconclusivos, terão de ser encaminhados a laboratórios de referência para contraprova, informou a SES.

Neste sábado, 14, a Prefeitura de Palmas declarou situação de emergência.