O Governo do Estado do Tocantins anunciou o fim do processo seletivo para ingresso nos Colégios Militares durante reunião entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Polícia Militar na tarde desta terça-feira, 29.

A partir de 2020, a matrícula nos colégios será feita on-line através do Sistema Informatizado de Matrículas ou via telefone, como nas demais unidades de ensino estaduais. As vagas para alunos novatos serão disponibilizadas mediante sorteio automático do sistema, já os veteranos dos Colégios Militares podem garantir a sua pelo processo de renovação de matrícula.

A alteração está de acordo com a Lei º 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no sentido de observar as diversidades de oportunidades de acesso aos ambientes escolares.

Além desta, outra mudança passa a valer para as nomenclaturas de colégios militares do Estado. A unidade de ensino que oferta somente ensino fundamental passará a ser designada como Colégio Estadual Cívico-Militar, já as que ofertam ensino médio passam a ser Centro Estadual de Ensino Médio Cívico-Militar. 

Para a titular da Seduc, Adriana Aguiar, a intenção do Governo do Estado é ofertar condições de igualdade de ingresso nessas unidades de ensino. "A ideia é que o processo de entrada na escola seja plural e que todos tenham acesso, de modo que o desenvolvimento educacional caminhe junto ao desenvolvimento social. Com essa mudança, a entrada em todas as unidades será igualitária", destacou.

O Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, chefe do Estado Maior, ressaltou que a nova forma de ingresso não irá mudar a metodologia da modalidade de ensino. “O novo processo de matrícula visa cumprir o que rege a LDB e tornar o processo mais democrático, sem perder a qualidade do ensino”, ponderou.

Matrícula

A solicitação de matrícula deverá ser feita pelo site ou pelo telefone 0800-63-5050, conforme o calendário de matrículas da rede estadual, que será divulgado posteriormente.