No Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 29, o governo estadual publicou a Medida Provisória (MP) Nº 6, que autoriza a contratação de profissionais para as áreas da saúde, educação e administrativa. O destaque é a liberação para a contração de 263 médicos especialistas com remuneração mensal de R$ 15 mil.

A MP altera a Lei 3.422, de 8 de março de 2019, que dispõe sobre a contratação de pessoal, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal.

Segundo o governo, atualmente apenas os profissionais de cardiologista intervencionista, neurocirurgião e pediatra recebem o valor mensal de R$ 15 mil. Ainda segundo o governo, o aumento salarial pode refletir na permanência de médicos profissionais em cidades do interior do Estado.

Na área administrativa também haverá a contratação de motorista, assistente administrativo, médico perito, dentre outros. O campo da saúde contempla também os cargos de biólogo, auxiliar de enfermagem, fonoaudiólogo, instrumentador cirúrgico, enfermeiro, dentre outros. Já para a área da educação há vagas para monitor educacional, professor auxiliar, professor da educação básica, analista em educação, dentre outras vagas.

Crise na saúde

Conforme noticiado pelo Jornal do Tocantins constantemente, a saúde no Tocantins passa por uma crise, com a falta de médicos, medicamentos e insumos para atender a demanda nos hospitais públicos do Estado, a exemplo do Hospital Geral de Palmas e Hospital Infantil de Palmas, que colocam em risco a vida dos pacientes e dificulta a prestação de serviços à população.