Na manhã desta segunda-feira, 25, o governador Mauro Carlesse assinou o Termo de Nomeação de 202 dos 360 aprovados no cadastro de reserva do concurso da Defesa Social.  A posse deve ocorrer a partir do dia 11 de março, conforme anúncio do Governo após a assinatura do documento no Palácio Araguaia.

Com o chamamento destes 202 aprovados para o Sistema Penitenciário, o Estado fecha o número de vagas previstas em lei para o concurso, no caso, 935 - outros haviam sido nomeados em 2017. Para a nomeação dos demais 158 aprovados, o secretário Estadual da Cidadania e Justiça (Seciju), Heber Fidelis, explicou que foi encaminhado um projeto de Lei para a Assembleia Legislativa e somente se aprovado, o Governo estará apto a chamar os demais concursados.

O governador falou da medida no início da reunião, que contou com a presença de aprovados no cadastro de reserva. “Nossa preocupação desde o início era diminuir despesas, conseguir pagar os salários em dias, mas hoje nós temos um diferencial em relação aos outros estados por conseguir nomear os aprovados, mesmo que a prioridade seja diminuir despesas e melhorar o atendimento para o povo do Tocantins”, disse. Após os pronunciamentos, Carlesse saiu do auditório sem falar com a impressa.

Para Fidelis, esse era um dia muito esperado e os aprovados “por pouco, quase perderam esse concurso”. Além disso, o secretário lembrou que o primeiro ato que tomou na sua administração era realizar o curso de formação para os aprovados no cadastro de reserva. “Vocês estão entrando muito mais preparados do que a primeira turma devido a Escola Penitenciária”, ressaltou.  Fidelis também disse que a nomeação e posse dos concursados só está acontecendo devido a o reenquadramento do Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Os colegas estão capacitados e o Sistema Penitenciário necessita urgente da entrada dos aprovados. O governador está cumprindo com o compromisso que fez com a classe do sistema penitenciário, mudou a nomenclatura, está estruturando e cumprindo a convocação”, disse o presidente da Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Tocantins, Abraão Valença.

A lista de nomeados deve ser publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, 25, à noite e a posse começa em 11 de março. Já os aprovados no cadastro de reserva do Sistema Socioeducativo ainda passam pelo curso de formação e a nomeação só deve ser viabilizada após a sua finalização, conforme a Seciju.