Atualizada às 18:00

Nesta quinta-feira, 22, os governadores Mauro Carlesse e Flávio Dino assinaram o termo para a viabilização da ponte entre Filadélfia e Carolina, ligando os estados do Tocantins e do Maranhão. Essa assinatura é a primeira ação oficial do Projeto de Integração Geopolítica Interestadual, para o alinhamento das ações estratégicas interestaduais que resultará em acordos bilaterais de cooperação.

O gestor do estado vizinho chegou ao Palácio Araguaia, em Palmas, ainda pela manhã e participou de uma reunião para apresentação do Projeto de Integração, que foi idealizado por Carlesse quer uma parceria com os estados limítrofes ao Tocantins, à efetivação de políticas públicas, em oito áreas, sendo elas saúde, infraestrutura, agronegócio, economia, segurança pública, turismo, ciência e tecnologia da informação e fronteiras. 

"Tudo que estiver na nossa divisa que façamos de forma que seja boa para os dois estados e assim melhorando a vida das comunidades, união e integração, o estado do Tocantins tem seis divisas imensas e temos que estar interligadas a todas elas para poder melhorá-las", disse o governador. 

Já durante a tarde, Carlesse e Dino assinaram o termo para viabilizar a construção dessa obra estruturante entre as duas unidades federativas. Ainda no momento, os gestores se reuniram com representantes do Porto de Itaqui e de várias empresas do ramo de logística ferroviária e de fertilizantes, além do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Roberto Pires, secretários de Estado, deputados estaduais e prefeitos.

"Estamos aqui exercitando algo que é vital para que o país tome caminhos, estamos aqui fazendo planejamentos, sem isso não avançamos nem no poder público nem no setor privado. Ser gestor público é planejar essas estradas pra que a população possa realizar seu sonhos", relatou o gestor do MA, que afirmou que desta vez está sendo assinado um acordo de cooperação e nos próximos seis meses uma licitação será aberta, sob o comando do governo do Maranhão. 

Esse primeiro passo do projeto que deverá viabilizar estudo de viabilidade técnica para a obra, em que serão investidos aproximadamente R$ 8 milhões, que deve ter estudo licitado na primeira quinzena de agosto.

A previsão de conclusão da ponte é de dois a três anos, mas não foi informado quando a obra deve ser licitada para a construção ou qual a previsão de início. Essa nova ponte ligando o Tocantins ao Maranhão deve ter uma extensão de 1.800 metros. 

 

Nas redes sociais detalhes das atividades foram publicados pelo Governo do Tocantins:

Sobre o Projeto

O Projeto de Integração Geopolítica Interestadual do Governo do Tocantins, lançado no último mês de junho, visa à efetivação de políticas públicas entre o Tocantins e os estados do Maranhão, Piauí, Bahia, Pará, Mato Grosso e Goiás. Juntos, os estados concentram 1.530 municípios com uma população total de 45 milhões de habitantes, o que representa 21,74% da população nacional.