O golpe do controle do portão eletrônico parece ser a nova modalidade utilizada por bandidos para furtarem objetos dos veículos enquanto estacionados na Capital. Os donos travam os carros, mas não voltam para verificar se realmente estão fechados e se os alarmes foram ativados, e ao retornar percebem que ficaram no prejuízo.

Na última quinta-feira, o representante de vendas Rafael Porto Barbosa, 32 anos, estacionou seu veículo, por volta das 10 horas, próximo a um centro médico na Quadra 602 Sul e foi trabalhar. Após uma hora, voltou e percebeu que sua carteira e um celular, que estavam dentro do porta-luvas, haviam sido furtados. “Acionei o alarme, só que naquele hábito não conferi se tinha travado, quando voltei percebi que tinham pego a minha carteira, com cartões e R$ 300,00 e um celular”, relatou.

Barbosa contou que, ao perceber o crime, olhou em volta e não tinha nenhum suspeito. “Não tinha ninguém perto ou sentado em algum banco. Eu desconfio que a pessoa que está praticando este crime fica dentro de um carro observando, e na hora que a gente vai acionar o alarme ele aperta junto. Tinha uma mala de roupas no banco traseiro e não mexeram.”

O representante comercial Reinaldo Salles Viterbo, 57 anos, também acredita ser uma vítima do golpe. O furto pode ter acontecido no estacionamento do aeroporto, no último dia 14. “Fui levar minha mãe e foi o único lugar que eu mexi na mochila. Fiquei uns dez minutos no carro fazendo umas contas e depois coloquei a mochila no banco de trás e sai. Travei o carro e continuei andando.”

Apenas no outro dia que Viterbo percebeu que a bolsa não estava onde havia deixado. Ele contou que, como não visitou mais clientes naquele dia, não pegou mais na mochila, onde estavam todos os cartões de crédito e senhas juntos. O prejuízo total, segundo ele, foi de R$ 9.800,00 entre as contas físicas e jurídicas dele. As duas vítimas registraram Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. A Secretaria de Segurança Pública foi procurada, mas não se manifestou sobre o golpe ou investigações até o fechamento desta edição.