O Tocantins está na mira de uma megaoperação nacional contra integrantes de facções criminosas na manhã desta terça-feira, 4. No Estado, a ação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual e cumpre 12 mandados de prisão, além de uma fiscalização na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP).

Conforme o coordenador do Gaeco, Marcelo Sampaio, a operação visa combater o crime organizado no país e desarticular facções criminosas que atuam dentro da CPP. Além dos mandados de prisão contra integrantes de facção na Capital, também está sendo feita uma inspeção na CPPP durante a manhã, com o objetivo apreender armas, drogas, explosivos, aparelhos de comunicação móvel e cadastros de faccionados.

Ao todo, participam da ação no Tocantins 35 policiais civis e agentes prisionais, 44 militares, além da equipe do Gaeco.

Nacionalmente, a ação é articulada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNOC), e acontece em 15 estados, com apoio da Polícia Militar, Civil e agentes prisionais.

A megaoperação cumpre, ao todo, 266 mandados de prisão e 203 de busca e apreensão no Acre, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

O Jornal do Tocantins voltará com mais informações a qualquer momento.