Atualizada às 17h03

Uma petição solicitando a autorização do uso de espaço público para realização do Carnaval de rua em Palmas circula na internet e contava com mais de 1.900 assinaturas no fechamento da matéria. O assunto ganhou repercussão depois que um bar, localizado na Quadra 104 Sul, divulgou nas redes sociais que a Prefeitura de Palmas havia negado a autorização de música ao vivo, em sua área externa, para este final de semana. O evento faria parte da programação do pré-carnaval do local. 

Em um comunicado divulgado nas redes sociais, o bar alega que o apoio do poder público não é financeiro, mas estrutural, o que envolve uso das vias públicas e policiamento, condições que o estabelecimento julga essenciais para que as festas ocorram com tranquilidade.

Na mensagem, o bar diz que o estabelecimento entrou em contato com a Guarda Metropolitana para que também fosse feita a interdição da rua, mas segundo o relato, o órgão só iria conceder tal direito após aprovação da autorização. Porém, a Prefeitura negou o pedido.

“Tendo em vista que se esperava um grande público para este final de semana, nós fizemos requerimento antecipadamente à prefeitura, por entendermos que é necessário o apoio municipal para viabilizar o evento”, cita.

O aviso ainda diz que para prezar a integridade e segurança de todos que estariam presentes na festa, o estabelecimento não iria abrir as portas neste final de semana. O comunicado também menciona que o bar solicitou, na semana passada, a mesma autorização para o carnaval, que irá ocorrer de 1 a 4 de março, mas até agora não tiveram resposta do poder público.

“É de suma importância o apoio da prefeitura para viabilização desse evento tão plural, cultural e democrático”, finaliza.

Após o aviso o assunto virou polêmica nas redes sociais. Na internet, os apoiadores do carnaval de rua defenderam que a festa deve contar com o apoio do Município para que seja seguro. Nos comentários da publicação, os internautas direcionaram mensagens à prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro pedindo que o órgão liberasse os alvarás para a realização da festa.

Manifestação

Pelas redes sociais grupos de foliões, que são a favor do tradicional carnaval de rua organizado em bloquinhos, convocaram uma manifestação com o objetivo que a Prefeitura de Palmas reveja os pedidos dos alvarás. O protesto está marcado para ocorrer a partir das 17 horas, na Quadra 104 Sul, em Palmas.

Prefeitura de Palmas

Com a polêmica, a Prefeita também se manifestou em uma rede social e disse que não tem “exatamente” nada contra nenhum tipo de festa, assim como jamais proibiria que acontecesse. “Cabe aos organizadores a condução e regularidade do processo, principalmente para festas particulares. A regra é clara e vale para todos, independente do público”, acrescenta um trecho da mensagem.

Nesta semana, o órgão divulgou a programação do Carnaval da Fé. O evento vai custar mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos.

O Jornal do Tocantins entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Palmas e aguarda resposta sobre o assunto. A redação também tentou contato com os proprietarios do bar, mas as ligações não foram atendidas.