Com a abordagem de cerca de 500 veículos, uma fiscalização apreendeu 167 quilos de peixes de várias espécies e lavrou autos de infração e aplicou R$ 8.340 em multas por transporte ilegal de pescado em Monte Santo do Tocantins. A ação é do Instituto Natureza do Tocantins com apoio da Polícia Militar Ambiental e foi divulgada nesta terça-feira, 21. 

Conforme o Naturatins, os peixes apreendidos eram de espécies como tucunaré, piau, pirarara, surubim, piranha e jaú, sendo que alguns animais, inclusive, eram de tamanho inferior ao permitido por lei. A equipe de fiscais e policiais também apreendeu boias, caixas de isopor e duas mochilas de viagem, que eram usadas para esconder o pescado. Entre os automóveis abordados estavam veículos de passeio, ônibus e caminhões. 

A operação é parte das ações de fiscalização com relação ao cumprimento da Portaria 106/2019 do Naturatins, chamada de Cota Zero, que está em vigor até 2022. A medida proíbe o transporte de qualquer quantidade de pescado e limita o consumo de peixe no local da pesca a 5 kg, além disso, o pescador precisa estar devidamente licenciado.

Prisão

Segundo o Naturatins, ainda durante a abordagem aos ocupantes de veículos, a PM Ambiental identificou um homem que estava com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas. O detido foi conduzido à Delegacia de Polícia de Paraíso do Tocantins.