Se para uns feriado é sinônimo de acordar mais tarde, neste dia 20, quinta-feira, a realidade é outra para os católicos. Mais de 200 fiéis estão desde as 6 horas da manhã reunidos no estacionamento em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, na Praça dos Girassóis, para a tradicional confecção de aproximadamente 1.100 metros de tapete em celebração ao dia de Corpus Christi.

A servidora pública Alane Torres, 33 anos, já participa da celebração do Corpo de Cristo há quatro anos e diz que a experiência é sempre nova. “É inexplicável e emocionante porque é muito importante para nossa vida de cristão celebrar a festa de Corpus Christi confeccionando os tapetes, enquanto fazemos vamos meditando sobre o corpo de Cristo, sobre a Eucaristia e o que isso significa para nós enquanto sacramento. É uma experiência de muita fé e conversão, vamos nos transformando enquanto confeccionamos e caminhamos”, afirma a cristã.

De acordo com o padre Eduardo Zannon, da Catedral de Palmas, a solenidade de Corpus Christi é a celebração da união da Igreja. “Essa é a festa da Eucaristia, o ponto de unidade da igreja, em qualquer lugar que a pessoa ir, irá encontrar os fiéis reunidos em torno do altar celebrando o corpo e o sangue de Cristo. Essa festa que surgiu no século 13 mostra essa unidade e a importância da Eucaristia na vida da Igreja. Prova disso é nós vemos a união dos católicos hoje fazendo os tapetes, se envolvendo, isso mostra a visibilidade da Igreja”, explica o pároco.

Mão na serragem

A irmã Jacira Guimarães Pereira tem 77 anos e 55 de vida religiosa, durante esse tempo está todos os anos festejando o dia da Eucaristia da forma que pode: levando comida para os fiéis. "Nós trazemos alimentos e bebida para as pessoas, porque muitos esquecem de trazer, hoje mesmo eu trouxe para dois grupos, mas é muita coisa então quem precisa vem e come. É a minha forma de ajudar já que agora não posso colaborar com a confecção, faço o que dou conta e não deixo de estar presente”, ressalta. 

O estudante Heitor Soares tem só 14 anos e já é o responsável por fazer o desenho do tapete no chão antes de preencher com materiais como sal, serragem e cal. Os tapetes do grupo da Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo, no qual adolescente participa, foi um dos primeiros a ficar pronto e chama a atenção de todos que passam pela beleza. “A gente escolheu os desenhos antes e chegando aqui eu só desenhei com giz no chão e começamos a trabalhar em cima do modelo, vimos quais as cores mais adequadas e misturamos com a serragem para preencher. No final ficou bem bonito, diferente”, explica.

Já a estudante Isabel Menezes, 21 anos, está participando pela primeira vez da confecção dos tapetes, ajudando o grupo de jovens Ruah, o qual ela frequenta. “Nunca tinha feito isso em nenhum outro lugar e estou gostando bastante, é uma experiência incrível estar ajudando e em comunidade. Está ficando muito bonito e isso nos deixa feliz”, comenta, lembrando que o grupo começou a colocar a mão na massa, ou melhor, na serragem e na cal, por volta das 7 horas.

Programação

Conforme o padre Zannon, neste feriado os fiéis ficam a manhã inteira trabalhando na confecção dos tapetes por onde o pároco passará com a Eucaristia em procissão com os católicos após a missa, prevista para as 18 horas na Catedral de Palmas, localizada na Praça dos Girassóis.  A expectativa é que cinco mil pessoas participem da solenidade à noite.

Confira galeria de fotos da repórter fotográfica Lia Mara: