As farmácias das Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas passam a distribuem canetas de aplicação de insulina a partir deste mês de setembro. Essas canetas são a NPH, de ação intermediária, e a Regular, de ação rápida, para pacientes com Diabetes Mellitus 1 ou 2, sendo os sistemas de aplicação preenchidos são fornecidos pelo Ministério da Saúde (MS). As unidades estão disponíveis para qualquer idade. 

Conforme a Saúde de Palmas, para receber o medicamento, os pacientes acometidos pela doença devem procurar a farmácia municipal mais próxima com o receituário médico e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de uma caixa de isopor com gelo para armazenar a insulina. Não será entregue o medicamento sem a apresentação da receita médica e do cartão. 

O uso das canetas traz maior conforto e praticidade para aplicação da insulina, que pode ser realizada pelo doente ou outra pessoa, além disso, Secretaria Municipal de Saúde coloca que como as agulhas são ultrafinas a dor e incômodo causado são menores. Esse formato do medicamento ainda tem o objetivo de facilitar a adesão ao tratamento e melhorar a qualidade de vida dos diabéticos, além de maior precisão da dosagem, que reduz as chances de complicações pela falta de controle do nível de glicose no sangue.

A Saúde de Palmas ainda informou que os pacientes podem pedir o aparelho glicosímetro para monitorar o índice de glicemia, além de tiras e agulhas, entretanto essas solicitações deve passar por um profissional médico, que informará a quantidade de fitas necessárias para o mês. É necessário levar na farmácia da unidade de saúde cópia dos documentos pessoais para montar processo de aquisição.

Confira abaixo a lista de farmácias municipais da Capital com insulina:

USF Arno 71 (603 Norte), Alameda 14, APM 11
USF Deise de Fátima - Arse 13 (108 Sul), Avenida NS-02, Lote 05, Alameda 10
USF Arso 41 (403 Sul), Alameda 01 (atrás dos Bombeiros)
USF Valéria Martins - Arse 122 (1206 Sul), Alameda 02
Policlínica de Taquaralto, Avenida Taquaruçu, 3ª Etapa, Vale do Sol
USF Aureny III, Rua 39
USF Taquari, Avenida Tl, 05 T1/T41
USF Walter Pereira Morato  - Taquaruçu, Rua 17B, Qd 26, L. 01