Os cemitérios nesta segunda-feira, 2, Dia de Finados, receberam a visita de milhares de familiares, que homenagearam os entes queridos. A visitação ocorre das 7 às 18 horas, e devido à pandemia do novo coronavírus, em que é preciso manter a distância e evitar aglomerações, a Prefeitura de Palmas orientou sobre as normas nos locais. 

Conforme determinação da Portaria Conjunta n° 1.082, das Secretarias da Saúde (Semus), de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais, não foi possível realizar celebrações religiosas, e as capelas ficaram fechadas. 

Na tarde desta segunda-feira, 2, quando a equipe de reportagem esteve no Cemitério Municipal Jardim da Paz, em Palmas, havia um movimento considerável de grupos familiares visitando o túmulo de parentes, sendo que a maioria usava máscara, item obrigatório durante toda permanência no local, de acordo com a nota técnica.

A orientação também era para manter distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas que não fossem do mesmo grupo familiar. A vigilância sanitária ainda menciona que os visitantes levem sua própria garrafa de água, além do álcool em gel 70% e escolher horários com menor fluxo de visitantes. 

No Jardim da Paz, a prefeitura ainda disponibilizou a consulta por nome e orientação da localização da ala e do túmulo dos sepultados, para facilitar a visita. Para isso, o familiar precisava confirmar a data precisa de falecimento e nome completo do ente.

De acordo com a Prefeitura, os quatro cemitérios municipais Jardim da Paz, São Miguel e de Taquaruçu, receberam limpeza e roçagem, pintura e adaptações necessárias com os cuidados para evitar a infecção pelo novo coronavírus.