Após terem suas casas alagadas com a cheia de rios causada pelas constantes chuvas, moradores da região do Bico do Papagaio receberam, neste sábado, 21, cerca de mil cestas básicas fornecidas pelo governo do Estado. A entrega dos mantimentos começou em Araguanã, local onde 180 famílias estão desabrigadas, e Carmolândia.

Neste domingo, 22, será a vez de atender os moradores do município de São Miguel. A estimativa da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) é atender cerca de 800 famílias na primeira etapa da ação, realizada pela pasta, pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar e Defesa Civil Estadual.

Além de entregar os mantimentos às famílias desalojadas, agentes do Corpo de Bombeiros estão dando orientações acerca da prevenção no contágio da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, responsável pela pandemia em todo o mundo. A Corporação destacou que os agentes estão usando luvas e máscaras com o objetivo de evitar qualquer propagação da doença.

Afetados

Estão desabrigadas moradores das cidades de Araguanã, Araguatins, Carmolândia, São Sebastião, Xambioá, São Bento e Esperantina, que ficam às margens dos rios Tocantins, Araguaia e Lontra, que subiram o nível após as chuvas.

As equipes orientam que se alguém precisar retirar algo de sua casa, após a inundação, peça ajuda à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros. Também é indicado armazenar documentos e objetos de valor em um saco plástico bem fechado e em local protegido.

Em caso de alagamentos:
- Nunca se deve beber água de enchente ou comer alimentos que estiveram em contato com as águas da inundação;
- Sair do local inundado e procurar abrigo onde a família possa se alojar, como casa de parentes e amigos; 
- O poder público disponibiliza alojamentos e casas de abrigo para população afetada; 
- Entre em contato com a Defesa Civil local ou ligue para emergência 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar).