Dúvidas e pouca orientação sobre o que fazer para conseguir o traslado do corpo de Elizangela Pereira Vanderley, 38 anos, tocantinense, da Espanha para o Brasil. Esta é a situação descrita pela frentista Suely Pereira Vanderley, 43 anos, irmã de Elizangela.

Na manhã desta sexta-feira, 25, com o auxílio da prefeita de Caseara, Ildislene Santana (PSD), a família conseguiu um primeiro contato com o Consulado do Brasil em Madri (Espanha). “Eles nos deram um e-mail e orientaram que fizéssemos a solicitação do traslado, bem como enviássemos todas as informações sobre o caso. Garantiram que nos dariam uma resposta o mais breve possível”, conta Ildislene.

Porém, mesmo depois do contato com o consulado brasileiro na Espanha, Suely relata que a família continua insegura sobre o desfecho do caso. “As informações que temos são desencontradas; não sabemos ao certo o que aconteceu com minha irmã. Ela foi para a Espanha, incialmente para conhecer o País e ficaria hospedada na casa de parentes”, conta Suely, acrescentando que Elizangela havia dito que se tivesse oportunidade um trabalho por lá.

“Ontem tivemos esta notícia por meio de um familiar que reside lá e também pela imprensa. Mas as informações são desencontradas e nossa prioridade agora é trazer o corpo dela para o Brasil”, diz a frentista. Ela explica que a família está abalada pela perda e deseja pelo menos dar sepulta-la com dignidade e em sua terra natal.

Em uma rede social, Elisângela marcou como cidade atual de residência Salamanca (Espanha). Também marcou que estaria trabalhando na empresa Chanel, mas sem nenhuma especificação ou relação com a griffe mundialmente conhecida de confecções e acessórios.

Elizangela era separada e deixa três filhos, sendo duas meninas e um menino, dos quais, dois são menores de idade. Ela era servidora pública do município de Caseara (TO) e estava licenciada quando viajou para a Espanha. Além disso ainda era membro do Conselho Tutelar do Município.

Entenda o caso

Elizangela Pereira Vanderley morreu no início da manhã de quinta-feira, 24, no incêndio na boate 'Messalina' localizado na estrada velha de Béjar, no município de Miranda de Azan, na Espanha. A informação foi dada pelo portal espanhol de notícias La Gaceta, que também informou que aparentemente, embora ainda não confirmadas, as causas de morte foram de intoxicação por inalação de fumaça. Conforme o noticiário, o incêndio se originou por volta das 7h30 da manhã em uma sala da boate localizada no primeiro andar por motivos que ainda estão sob investigação.