Dois Inquéritos Civis foram instaurados pelo promotor de justiça Luiz Antonio Francisco Pinto na última quarta-feira, 14, a fim de investigar a ausência de plantão de farmácias e drogarias nas cidades que compõem as comarcas de Pedro Afonso e Itacajá. A informação é do Ministério Público Estadual (MPE).

De acordo com o promotor, o plantão de farmácias e drogarias é imprescindível à população, principalmente em finais de semana, feriados e no período noturno. “A falta de farmácias abertas coloca em risco a vida das pessoas, tratando-se de uma questão de saúde pública”, conclui.

Pinto afirma ainda que é preciso desenvolver um sistema de rodízio de farmácias, fazendo com que o atendimento seja ininterrupto à população, obrigatório e determinado por lei federal. O Executivo Municipal é quem regulamenta o funcionamento das unidades em sistema de plantão.

O Promotor deve solicitar, à Prefeitura, informações sobre a existência ou não de regulamentação quanto aos serviços dos estabelecimentos farmacêuticos, em sistema de plantão, bem como coletar informações e provas quanto a irregularidades no seu funcionamento.