O Ministério Público do Tocantins (MPTO) recomendou na quinta-feira, 6, que a Secretária da Saúde de Palmas corrija deficiências no atendimento prestado na UPA Sul para pacientes com Covid-19, incluindo a reposição de 33 tipos de medicamentos que estariam em falta na unidade. 
 
Segundo o órgão, a recomendação é baseada em informações de profissionais de saúde e representações feitas à 19ª Promotoria de Justiça da Capital, unidade que apura ainda irregularidades nas escalas de plantões, com ausência de médicos e enfermeiros e a atuação de médicos sem experiência com intubação de pacientes realizando o procedimento.
 
Além da reposição de medicamentos, o órgão recomenda a contratação adicional de profissionais e capacitação para intubação, a internação de pacientes com indicação médica para leitos de UTI e testes rápidos para testagem na UPA. 
 
Segundo o órgão, há relatos sobre pacientes que se estão na UPA, inclusive sem alimentação intravenosa, mas precisam de tratamento intensivo. Também recebeu informações da falta de teste para detectar o novo coronavírus.