O Sindicato dos Jornalistas do Estado do Tocantins (Sindjor) e a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tocantins (OAB/TO) criaram o Fórum Permanente pela Liberdade de Imprensa do Tocantins na tarde desta sexta-feira, 13, durante reunião do Conselho Estadual da Ordem.  

O ex-presidente da OAB/TO, Honorário Vitalício Ercilio Bezerra, é um dos apoiadores da iniciativa, além de Conselheiros, dirigentes e presidentes de subseção da entidade. Instituições governamentais e não governamentais serão convidadas para serem membros do Fórum, composto por representantes da OAB e Sindjor.     

A ideia surgiu depois do aparecimento de denúncias em torno casos de intimidação contra o trabalho de jornalistas no Estado, um deles ocorrido com Lailton Costa, colunista da Antena Ligada do Jornal do Tocantins. De acordo com a denúncia, o jornalista teria sido pressionado para não divulgar reportagem investigativa que tratava de possíveis irregularidades em contratos firmados pelo Governo do Estado, investigados pela Polícia Federal.

Conforme o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, a imprensa tem um papel primordial na manutenção do Estado Democrático de Direito no país.
“Atentar contra a liberdade de sua atuação é atingir frontalmente o direito fundamental da sociedade de acesso à informação. A intenção da criação desse Fórum, em conjunto com o Sindjor e outras instituições, é mantermos a vigilância constante sobre a manutenção desse direito e atuarmos de maneira intransigente contra qualquer ato que fira a liberdade de imprensa no Estado”, pontuou.

Segundo a presidente do Sindjor, Alessandra Bacelar, há um movimento no país para que a classe se fortaleça e mantenha seu papel de defesa da sociedade. “São diversos os episódios de cerceamento no exercício da profissão, então os jornalistas estão buscando se unir, juntando-se também a outras categorias como a da advocacia, em defesa da liberdade de imprensa e da democracia no Tocantins”, afirmou.