Após ser demitida da Câmara Municipal de Pedro Afonso na manhã da última terça-feira, 30, Valdirene Alves Benício, 46 anos, registrou um boletim de ocorrência no qual acusa o presidente da Casa Leis, Mirleyson Soares (PDT) de assédio sexual. A informação foi dada pelo portal Centro Norte Notícias e o Jornal do Tocantins teve acesso ao documento.

A ex-funcionária da câmara trabalhava como chefe de gabinete do parlamentar e em seu depoimento ela afirma que a demissão é uma forma de retaliação por não aceitar sair com o vereador, que era comum o assédio com mensagens nas quais condicionava sua permanência no cargo apenas se mantivesse uma relação com ele e por ela postar uma foto em uma rede social com seu atual namorado.

Valdirene diz no boletim de ocorrência que em abril deste ano chegou a ser demitida, após não aceitar um convite do então chefe para ir a Palmas. Segundo ela, Mirleyso a convidou para saírem juntos na Capital e depois eles iriam passar a noite em um motel.  A ex-funcionária diz ter negado o convite, pois o parlamentar é casado e ela não queria se envolver em um ‘triângulo amoroso’. Depois disso, a mulher diz que o parlamentar não gostou de uma postagem na internet em que a moça aparecia ao lado do seu atual namorado.

Ela afirma que após esses episódios acabou sendo demitida. Ela conta no boletim que a demissão veio através de um recado que o presidente mandou por outra funcionária da Casa. Valdirene então mostrou e enviou ao celular da funcionária que lhe levou o recado as conversar que teve com Mirleyson. De acordo com o boletim de ocorrência, nesses diálogos o presidente da Câmara Municipal de Pedro Afonso assediava a sua funcionária com ameaças que se não ficasse com ele, a moça teria que deixar o cargo de chefe de seu gabinete.

Em seu relato, a mulher diz que ao ter conhecimento dessas mensagens, Mirleyson recuou e a manteve no cargo. Valdirene afirma que o vereador lhe chamou em sua sala e falou que a demissão não passou de um desentendimento, mas pediu sigilo e que a então funcionário não tornasse público a situação. Ela então seguiu no cargo.

Mas na manhã desta terça-feira, a mulher disse no relato que fez a polícia que o segundo anúncio de sua demissão veio quando o presidente a chamou em sua sala e disse que ela não poderia mais fazer parte de sua equipe, pois Valdirene se relacionava com um adversário político do parlamentar. A ex-funcionária diz que trabalhava na Casa de Leis desde de 2014 e já ocupou os cargos de assessora parlamentar, recepcionista, secretária legislativa e há quatro anos estava no cargo de chefe de gabinete.

Nas redes sociais Valdirene Alves disse que não precisa se prostituir para trabalhar e afirmou que as intenções do vereado eram outras. “Assédio sexual é crime, não vamos nos calar diante disso, sou mulher e gosto de trabalhar e não me prostituir, quase 10 anos na Câmara Municipal de Pedro Afonso, e fui demitida porque o presidente alega que estou namorando um pré-candidato que é da oposição, na verdade ele não queria só meu voto, queria algo mais além disso. Eu digo e provo. Gente, eu não sou obrigado a sair com o patrão para garantir meu serviço não”, publicou a mulher no seu Facebook.

Câmara Municipal

Por meio de uma nota de esclarecimento, a Câmara Municipal disse que Valdirene se tratava de uma servidora comissionada, portanto a nomeação e exoneração nesse caso é livre. A nota diz que a assessoria jurídica da Casa de Leis espera ser notificada para responder as acusações. O comunicado também diz que o presidente da câmara nega todas as acusações.

“O Presidente reafirmar a todos que as acusações apresentadas pela ex-servidora são totalmente inaceitáveis e caluniosas, onde a mesma deverá apresentar as devidas provas que comprovem os fatos narrados”

Confira a nota na íntegra

A Câmara Municipal de Vereadores de Pedro Afonso – TO, através de sua assessoria de comunicação, vem a público esclarecer diante do desligamento da Ex-servidora comissionada, Sra. Valdirene Alves Benício, que:

1 – Em se tratando de Cargo em Comissão, o qual é de livre nomeação e exoneração por ser tratar de função de confiança, em Ato Administrativo desta Casa de Leis, a então servidora a qual exercia o cargo em comissão de Chefe de Gabinete da Casa Legislativa, foi exonerada por não mais se enquadrar no perfil de sua função;

2 – Diante do Boletim de Ocorrência registrado pela Sra. Valdirene, em desfavor do Presidente desta Casa, o Sr. Mirleyson Soares, a assessoria jurídica da Câmara Municipal, aguarda notificação para que seja tomada todas as medidas judicias cabíveis diante dos fatos;

3 – O Presidente reafirmar a todos que as acusações apresentadas pela ex-servidora são totalmente inaceitáveis e caluniosas, onde a mesma deverá apresentar as devidas provas que comprovem os fatos narrados;

Por fim, reforçarmos que a atual gestão está empenhada em oferecer total transparência cumprindo o seu papel no que tange o papel administrativo desta Câmara, fiscalizar e legislar em todos os aspectos cabíveis, sempre em benefício da população.

Câmara Municipal de Pedro Afonso – TO